Aprenda a Investir na Bolsa de Valores #2

por Administrador - 21/08/2007 - 18:00

Fontes de Financiamento das Empresas, Por que uma empresa abre o capital?

Abertura de Capital
O Mercado considera que a plena abertura de capital ocorre quando há o lançamento de ações ao público, em função das transformações impostas a empresa, e as negocia na bolsa de valores.

Principais motivos que levam as empresas a abrirem o capital são:

  • Captação de recursos financeiros para investimento ou reestruturação de passivos;
  • Imagem institucional;
  • Profissionalização;
  • Novos relacionamentos com os funcionários;
  • Manutenção da condição de companhia aberta;

Mercado Primário e Secundário
Diferença entre mercado primário e secundário: o Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado; é uma forma de captação de recursos para a empresa. Uma vez ocorrendo esse lançamento inicial no mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, onde ocorre a troca de propriedade de título. Ou seja, no Mercado Primário, quem vende as ações é a companhia, usando os recursos para se financiar. No Mercado Secundário, o vendedor é você (investidor) que se desfaz das ações para reaver o seu dinheiro. Por isso, os negócios que você realiza em Bolsa de Valores correspondem ao Mercado Secundário.

5 Comentários :
Raoni:

Boa noite, sou operador na Eum corretora de valores e estou a procura de parcerias para captação. Se houver interesse, favor ligar para 3525 3510 ou pelo meu email.
Sandro Alencar Fernandes:

Remo, Certamente não, para abrir capita deve-se ter ótimas práticas de governança. deve-se ter uma administração transparente e auditada. Além do que não sai barato. heheheh
Remo:

Sandro, mas para abrir capital posso ter uma empresinha merreca e sem organização estruturada ???
Paula Cavalcanti:

Olá! Fiquei interessada pelo curso, mas gostaria de saber quando será o início e qual a sua duração, onde fazer a inscrição, etc. desde já grata pela informação Paula Cavalcanti
Sandro Alencar Fernandes:

Contribuindo ao post, transcrevo abaixo Por que as empresas abrem capital? por: BOVESPA. Conforme vão crescendo, as empresas precisam de dinheiro para financiar seus projetos de desenvolvimento, investir na produção, construir novos parques industriais ou para inovação tecnológica. Uma das maneiras de obter esses recursos é tornar-se uma companhia aberta. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. Investindo no mercado de capitais, o investidor tem a possibilidade de formar patrimônio para o futuro e, ao mesmo tempo, fornecer recursos para o crescimento das empresas. Com mais recursos, as empresas podem aumentar sua produção, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento do Brasil.

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.