30/05/2007

Água para o beija-flor!

Na varanda da minha casa tem um bebedouro para beija-flores. Gosto desta criaturinha, pois me traz muitos ensinamentos. Sempre comparei os beija-flores aos clientes de uma empresa. A alegria que me proporcionam é diretamente proporcional aos seus ensinamentos. Vamos à eles.
Meu vizinho, vendo que os pequeninos vinham todas as tardes buscar umas gotinhas de água para saciar a sede, resolveu colocar um bebedouro idêntico ao meu. Uhhhhh, essa concorrência é dura. Não bastasse isso, seu quintal é bem mais arborizado que o meu. (Já passou a ser concorrência desleal). Os pequenos começaram a trocar o lado do muro. O pior, começou a colocar um pouco de açúcar na água. Aí faltou a ética, pois se ele não trocar a água todo santo dia, corre o risco de matar o beija-flor por causa da fermentação do açúcar. Tudo bem! Foram todos embora. São nessas horas que dá vontade de matar quem inventou a concorrência, mas calma, nem tudo está perdido. Eu simplesmente continuei colocando água fresca. Só, mais nada. Não tenho árvores e consultei um profissional que não me indicou o açúcar pelos riscos expostos. Êpa, cadê meus clientes? Sumiram todos! Pelo menos, por alguns dias.
Mas vendo todo o trabalho diário de ter que trocar a água, meu vizinho simplesmente abandonou esta tarefa e o que aconteceu? Todos aqueles e outros mais beija-flores que ele tinha conquistado, voltaram a beber sua água fresquinha na minha casa. Agora pare pra pensar:

  1. Você nunca estará sozinho em ramo nenhum. Se estiver, prepare-se, o concorrente pode estar mais perto que você pensa. Copiam suas idéias e podem fazer melhor que você.
  2. Concorrência é concorrência. Pode até ser ética, mas nem sempre é leal.
  3. Não se preocupe em demasia com seu concorrente, ele pode estar matando os seus próprios clientes.
  4. Seja persistente, faça o que tiver ao seu alcance, dentro das suas possibilidades, e dentro dos limites éticos.
  5. Tamanho e espaço físico não é vantagem competitiva. Um bom serviço sim.
  6. O cliente não é seu. Ele está seu. Quando ele experimenta um concorrente e volta, seu laço fica ainda mais forte.
  7. Vislumbre resultados à longo prazo, evite o imediatismo.
  8. Lembre-se de fazer bem o que é realmente necessário e evite oferecer vantagens desnecessárias. Talvez não seja isso que seu cliente necessite.

Sucesso, as suas atitudes fazem a diferença!

Por: André Paschoini