13/10/2009

A morte dos redutores de URLs


url_logos
Só de cabeça posso dizer o nome de pelo menos 10 redutores de URLs, isto é, serviços que transformam links longos em links curtos para serem utilizados em redes sociais como o Twitter. Todos eles fazem basicamente a mesma coisa: reduzem o tamanho de links. Alguns tem pequenas vantagens (como as estatísticas do bit.ly), porém no geral eles são muito semelhantes.
Eu digo que todos eles vão fechar pois parece ser impossível fazer dinheiro com eles. Se um deles tentar capitalizar o serviço colocando propagandas em volta das páginas encurtadas, os usuários simplesmente trocarão de serviço.
Muita gente acha que o bit.ly, que tem mais de 70% do mercado dos redutores, conseguirá fazer dinheiro criando um site com os artigos mais twittados do momento (algo semelhante ao Tweetmeme). O problema disso é que qualquer desenvolvedor pode fazer um site destes, sem precisar dos dados do bit.ly. Além disso, este site seria uma cópia idêntica da Mashable, pois o blog recebe pelo menos 500 retweets por artigo.
Existem, entretanto, jeitos de salvar a indústria. A primeira maneira é colocando propagandas nas páginas reduzidas e dividindo as receitas delas com o usuário (desta forma ele teria interesse em continuar usando o serviço). O Adjix é um que está fazendo exatamente isto. O outro método seria oferecer um serviço pago à donos do sites para eles terem seu próprio redutor de URL (o do Jornal Tecnologia poderia ser tec.no).
Enfim, o que eu quero dizer com este artigo é o seguinte: diminuidores de URLs, achem um jeito de ganhar dinheiro, ou preparem-se para morrer.

Fonte: http://jornaltecnologia.com.br/
Por: Guilherme Cherman