A internet é global, mais seu uso é local

por Sandro Alencar Fernandes - 07/08/2007 - 15:19

Parece estranho em um mundo globalizado falarmos em internet com um uso local. Porém se analisarmos as coisas que acontecem em nossa volta, em nossa região, em nossa área observamos que a internet tem um uso local. Vimos vários portais de guias de cidades de regiões, oferecendo divulgação, serviços e atividades. Todos focados em uma Área um Local.

Se atentarmos também aos sites de fotos, que trazem eventos e fotos das baladas vimos sua área de atuação focada em um local, uma cidade ou região.

O mesmo ocorre, também, na contratação de serviços de internet, apesar de grandes empresas de hospedagem, grandes provedores, grandes agências de desenvolvimento Web as pessoas acessam internet através de provedores de sua região, hospedam e criam seus sites com empresas locais. Isso por que nós, seres humanos, gostamos da sensação de proximidade, da sensação de poder entrar pessoalmente em contato com alguém do nosso local para tratar esse ou aquele assunto, gostamos sempre de buscar soluções em nossa Área, nosso Local.

2 Comentários :
Sandro Alencar Fernandes:

Remo, Bem pertinente essa análise e prova da concorrência que as empresas "locais" tem sofrido do mercado globalizado e da internet é o mercado de equipamentos, cosméticos, utilidades domésticas e até moveis. Hoje você vê com frequencia pessoas adquirindo eletro-eletronicos, livros, perfumes, e até mesas para computador de lojas da internet. Mais por que? Acredito que pelo fato das empresas da internet darem melhores prazos, e entregarem produtos que já se sabe a qualidade, isso é você provavelmente não precisará trocar o devolver. Assim há comodidade de comprar de casa e sozinho sem a interferência de um vendedor, que muitas vezes é despreparado, é bem melhor. Agora e os serviços, roupas, itens que não vem embalados e prontos? Esses as pessoas ainda querem poder contar com um "parceiro" vizinho que auxilie e faça o melhor na sua Área em seu Local.
Remo:

Compartilho contigo isto Sandro !!! Conseguimos ter o mundo em nossa tela, seja por TV, celular ou pelo computador, todos em acesso a internet. Mas isto de fato tem gerado algumas discussões, se você procura algo na internet e acha o mesmo item em diversos locais físicos, você acaba indiretamente optando pelo serviço ou produto que possa ter "contato físico", ou seja, mais próximo. Não sei se por medo ou desconfiança. Mas isto deve mudar gradativamente, a medida em que a confiança e a qualidade do serviço comprove um bom resultado. Com isto, as empresas "locais" passarão a ter concorrentes bem próximos, isto se não estiverem com a mesma ou melhor arma, que neste caso é a oferta pela internet de seus produtos e serviços. Concluindo, antes de deixar sua empresa "perder o espeço virtual" para a concorrência, o melhor a fazer é planejar e sair conquistando este segmento. Boa explanação Sandro, parabéns e que continuemos ligados !!!

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.