Microsoft SilverLight

por Administrador - 07/02/2008 - 08:00

Microsoft Silverlight é a mais nova tecnologia para navegadores e plugins da nova geração. Desenvolvido para competir com o todo-poderoso Flash, da Adobe, Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interativos na internet.

Através deste plugin é possível visualizar animações, vídeos e aplicativos produzidos nesta plataforma, a qual tem como proposta arrebatar grande percentual de usuários da internet, tornando-se indispensável para visualização de vídeos e websites, assim como é o Flash atualmente.

Esteja preparado para o futuro

As notícias também são boas para os desenvolvedores, visto que a inovação suporta diversas linguagens de programação, incluindo AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic. Além disso, o Silverlight se integra a outras aplicações web. Portanto, é de se esperar que existam utilidades interessantes no futuro.

Se você ainda não acessou nenhum site que exija tal tecnologia, não se surpreenda, pois Silverlight é novo e ainda está em fase de testes. Porém, gigantes do entretenimento como a Twentieth Century Fox já estão testando trailers de filmes nesta tecnologia.

O maior destaque fica por conta da transmissão de vídeos, que utiliza o codec VC-1 para fornecer uma transferência de dados com maior qualidade e ainda a possibilidade de trabalhar com resoluções em Full HD (1080p). Vale ressaltar o uso da aceleração de hardware 3D, também presente para acirrar a corrida pela tecnologia que dominará o mercado.

Veja agora algumas das características de Silverlight:

  • Oferece uma experiência ampla na incorporação de vídeos, animações e interfaces interativas.
  • É pequeno e de fácil instalação, possuindo menos de 2 MegaBytes.
  • Pode criar e trabalhar com gráficos vetorizados, assim como textos, animações e sobreposições que interagem com gráficos e efeitos de alta qualidade.
  • Os desenvolvedores podem criar aplicativos programando em diversas linguagens, dentre elas: AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic.
  • Foi produzido para funcionar em plataforma-cruzada. Em outras palavras, foi projetado para trabalhar em diversas arquiteturas e sistemas operacionais.

Transmissão de áudio e vídeo

A tecnologia Silverlight foi empregada para gerar novas soluções de transmissão com alta qualidade, possibilitando alcançar patamares nunca conquistados. Para isso, é possível usar o Microsoft Expression Media Encoder e outros ambientes de edição. Ótimo para que webdesigners possam ter controle completo sobre suas aplicações.

Entre as principais características de transmissão estão: suporte a biblioteca API, possibilidade de usar ferramentas da Microsoft ou de terceiros, trabalhar com qualidade de streaming maior que a de DVDs e também permissão para hospedar arquivos de vídeo/áudio maiores que 4 GigaBytes.

Conhecendo a tecnologia:

Após baixar o plugin, acesse o seguinte site: Clique Aqui e veja os trailers de filmes através da tecnologia Silverlight — são ao todo 4 filmes que estão para serem lançados no cinema pela Fox. Também é possível brincar com alguns aplicativos, tocando piano, tatuando braços e muito mais. Basta acessar o site de demonstrações de ferramentas e aplicações.

Mais sobre o assunto:

Fonte: Baixaki

1 comentário :
Sandro Alencar Fernandes:

Interessante, Toda concorrência é salutar e espero que essa nova ferramenta realmente adquira espaço no merca. Porém acredito que demorou um pouco. Mais pode ser que tenha algo relativamente bom que faça os desenvolvedores migrarem. Vamos aconpanhar

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.