04/11/2014

Rede de hotéis adota robô-mordomo para atender os hóspedes

Suas férias chegaram. Depois de muita expectativa e planejamento, você está partindo para aquela viagem incrível, e, ao chegar no hotel, tem uma surpresa: ao solicitar o serviço de quarto, em vez de um garçom ou mensageiro, quem bate à porta trazendo o pedido é um robô semelhante ao R2D2 dos filmes Star Wars.
Se o destino da sua viagem for a Califórnia e você se hospedar no Aloft, em Cupertino, essa experiência pode acontecer mesmo – até porque a rede de hotéis Starwood, da qual ele faz parte, contratou robôs-mordomos para atender às solicitações dos hóspedes na unidade.
Com menos de um metro de altura, os chamados Botlrs transportam toalhas, bebidas e outros objetos para os mais de 120 quartos do estabelecimento. E se apresentam sempre na estica, com sua gravata borboleta característica. Ficou com vontade de comer um chocolate no meio da noite? Ligue na recepção e eles mandam através do robô, que utiliza sensores e conexão WiFi/4G para se comunicar com o hotel, acionar elevadores e circular pelos corredores.

O local escolhido para o teste não foi por acaso. Cupertino está localizada no Vale do Silício, terra de pesos pesados da tecnologia, como Google, Apple, Facebook e IBM. A fabricante do robô é uma startup sediada na região, que recebeu um aporte de US$ 2 milhões para desenvolver soluções utilizando eles no setor de serviços.

Por enquanto, esses mordomos futurísticos ainda estão em período de experiência. Mas o próximo passo é levá-los para os cerca de 100 hotéis da rede. Ou seja, a qualquer hora você pode ser atendido por um deles em algum lugar do mundo durante a sua viagem de férias.

Fonte: Hypeness