25/01/2011

Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável???

A grande maioria dos blogueiros vive na ilusão de que basta criar um blog, escrever algumas dezenas de artigos e o dinheiro começa a entrar e nunca mais pára. Errado! Infelizmente as coisas não funcionam dessa forma, e existem uma série de factores importantes a ter em consideração antes de começar a fazer contas aos rendimentos do blog. Muitos desistem pelo caminho, muitos não chegam sequer a ganhar dinheiro, e outros sofrem diariamente com as dificuldades de tornar o tráfego do seu blog rentável.

A GRANDE MAIORIA DESISTE. NÃO SEJA O PRÓXIMO!

De acordo com alguns dos estudos realizados pelo Technorati e outras empresas de internet, mais de 65% dos blogueiros desistem dos seus projetos ao fim de 3 meses. Nem todos o fazem porque não conseguem ganhar dinheiro com os blogs, mas provavelmente por outros aspectos associados a tráfego, comentários, etc. Infelizmente muitos blogueiros não estão preparados para trabalhar com elevada exigência, baixo retorno e uma rotina um tanto ou quanto stressante.

Se pretende ganhar dinheiro com o seu blog no futuro, é necessário que você compreenda que para isso acontecer, é necessário que muitas outras coisas aconteçam primeiro. Além disso, você não deverá incorrer no erro de comparar a sua dedicação e empenho, aos frutos que está a obter disso. Os primeiros passos são inglórios, e a rendibilidade do seu blog será nula ou praticamente nula, portanto, o seu foco deverá estar no conteúdo e não propriamente no dinheiro que esse conteúdo está a conseguir gerar. Não seja o próximo a abandonar o seu blog só porque ainda não conseguiu ganhar dinheiro com ele. Tenha paciência, seja persistente e perceba melhor as razões porque isso está acontecendo!

Considere aplicar algumas estratégias para que não tenha de desistir do seu blog de forma demasiado prematura. Recomendamos-lhe algumas que consideramos serem bastante funcionais. Tome nota:

  • Escreva numa área pela qual seja apaixonado. Isso reduz o seu stress;
  • Olhe para o seu blog como um fundo de investimento. Cada artigo é um investimento a longo prazo;
  • Defina como meta trabalhar no seu blog durante 12 meses e só depois pensar em monetização;
  • Inspire-se nos casos de sucesso e dedicação de outros blogueiros;
  • Defina uma estratégia de atualização do blog que consiga cumprir e o faça feliz;
  • Quando pensar em desistir, olhe para o caminho que já percorreu e que não deseja repetir.

VOCÊ PRECISA DE MAIS CONTEÚDO

Tanto a Escola Dinheiro como a Escola WordPress só começaram a gerar uma receita mais interessante a partir do momento em que começaram a ter mais conteúdo. Não existe nenhuma regra ou número de artigos ideais, mas a verdade é que mais conteúdo normalmente significa mais tráfego orgânico. E mais tráfego orgânico significa mais dinheiro. Em ambos os blogs, só começámos a ter resultados significativos ao fim de 100/150 artigos publicados.

O seu principal foco no primeiro ano do seu blog deverá ser o conteúdo e não o dinheiro. A cada dia que passa é cada vez mais complicado conseguir destacar um blog da sua concorrência, e os seus conteúdos são fundamentais nessa estratégia. Foque-se primeiro em produzir conteúdo de qualidade, e só depois disso tentar ganhar dinheiro rentabilizando esse mesmo conteúdo. O processo é árduo, exige muito trabalho e dedicação, mas no fim de contas acaba por compensar imenso a longo prazo.

A escrita de conteúdos para blogs é algo que exige algum planeamento. Para que você consiga produzir mais conteúdo, considere algumas das seguintes estratégias:

  • Aponte todas as suas ideias num bloco de notas, de preferência em papel;
  • Faça um brainstorming de novas ideias pelo menos uma vez por semana;
  • Utilize um calendário de postagens para organizar os novos artigos de cada semana;
  • Sempre que tiver uma ideia para um artigo, rediga não só o título, mas também 5 ou 6 pontos importantes;
  • Aproveite os tempos mortos do seu dia-a-dia para escrever ideias ou mesmo parte dos artigos;
  • Procure escrever num ambiente isento de distracções ou potenciais distracções;
  • Evite ser demasiado perfeccionista com os seus artigos.

VOCÊ PRECISA DE MAIS TRÁFEGO ORGÂNICO

São poucos os blogs que conseguem ganhar dinheiro sem terem tráfego orgânico de qualidade. Na verdade, se o seu blog não tiver tráfego orgânico, a única forma de você receber tráfego e ganhar dinheiro com ele é investindo em publicidade. Para você conseguir mais tráfego orgânico, você vai necessitar de trabalhar melhor o SEO do seu blog, aumentando o número de backlinks internos e externos, entre outros factores que o poderão ajudar a melhorar os seus posicionamentos nos buscadores.

O primeiro objetivo de qualquer blogueiro aspirante a Problogger, é trabalhar o SEO do seu blog ao ponto dos seus artigos rankearem imediatamente nas primeiras posições dos buscadores. No entanto, isso é um trabalho que exige tempo, dedicação e muita paciência. É necessário que você inscreva o seu blog no Google Webmaster Tools, que você interligue os seus conteúdos entre si de uma forma orgânica, que você receba links de outros blogs para os seus artigos, e que você configure corretamente as opções de SEO do seu blog (se você usa o WordPress, aprenda como configurar o WordPresss SEO).

Se você pretende melhorar drasticamente o tráfego do seu blog, é necessário que tenha em consideração algumas das estratégias que melhor funcionam para captar tráfego. Eis aquelas que consideramos serem as mais funcionais:

  • Utilize as mídias sociais para promover os links dos seus artigos;
  • Escreva artigos de convidado (guest-posts) em outros blogs, e linke diretamente para alguns dos seus artigos;
  • Escreva artigos em formato de lista e/ou grandes compilações, e torne-os virais nas mídias sociais;
  • Utilize agregadores de conteúdo para gerar mais backlinks externos para o seu blog;
  • Divulgue o seu blog em diretórios de blogs e diretórios de artigos;
  • Divulgue o seu blog em fórums de discussão, comentando em outros blogs ou na assinatura dos seus emails.

VOCÊ PRECISA INVESTIR (MESMO)

Quando começámos a Escola Dinheiro, o nosso investimento inicial em termos de marketing não excedeu os 500EUR/R$1000, e deu-nos para comprar alguns artigos patrocinados e banners em blogs influentes da área na altura. Isso foi importante para conseguirmos ganhar tracção e acima de tudo começarmos a aparecer mais bem classificados nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Hoje o nosso investimento é praticamente nulo em termos de publicidade, e muito maior em termos de estrutura, SEO, etc.

Se você pretende realmente alavancar o seu blog, é necessário investir. E investir significa comprar artigos patrocinados, banners publicitários, efectuar campanhas de email marketing, entre outras coisas. O investimento é um processo que acelera o crescimento e rendibilidade do seu blog. Aquilo que você poderia demorar 6 meses a conseguir, com investimento pode demorar apenas 2 ou 3 meses. É um atalho extremamente importante e necessário a qualquer blog que esteja começando.

Ainda hoje a grande maioria dos blogueiros não investe nos seus projetos, e isso faz com que atingir os seus objetivos demore um pouco mais do que estava previsto. Pelo caminho muitos desistem, mas sem nunca compreenderem as razões que os levaram a tomar essa atitude. Se você pretender ter retorno financeiro com o seu blog, é extremamente importante que invista na promoção do mesmo!

Investir é um processo que traz excelentes resultados a longo prazo. Ao longo do tempo temos experimentado diversas formas de investimento, e eis algumas que consideramos muito funcionais:

  • Compre artigos patrocinados em blogs credíveis e com uma grande audiência, de preferência com links follow;
  • Compre banners publicitários em formatos de 250×250 ou 300×250 em blogs com mais de 50,000 visitantes mensais;
  • Faça uma campanha publicitária no Facebook diretamente para a sua página de fãs;
  • Faça envios de email marketing em bases de dados de outros blogs, promovendo o seu blog.

DÊ AO SEU BLOG 12 MESES DE VIDA!

Um blog, tal como qualquer outro negócio, necessita de um tempo de maturação e alavancagem. Dê ao seu blog 12 meses de vida, e durante esse período utilize todas as estratégias que tiverem ao seu alcance, para aumentar o seu tráfego, aumentar os seus subscritores, e conseguir fazê-lo destacar-se de toda a concorrência. Ao fim desse período, comece então a trabalhar de uma forma mais agressiva na monetização do mesmo. Não seja imprudente, muito menos fique ansioso com isso. Veja o seu blog como um negócio a médio/longo prazo, com uma elevada taxa de rendibilidade, OK?

Escrito por: Paulo Faustino

Fonte: Escola do Dinheiro