25/08/2014

Uma máquina de lavar inovadora que usa peixes robôs

O conceito inovador da tecnologia tem nos concebido maravilhas modernas, inclusive nos afazeres domésticos. Para isso, o designer industrial Chan Yeop Jeong está trabalhando no projeto do Pecera, um robô que promete lavar roupas sem uso de sabão.

O produto foi inspirado no Doctor Fish, uma técnica na qual peixes aglomerados se juntam em torno da pele humana, mais propriamente os pés, para limpá-los, comendo as células mortas. No Pecera, robôs ao estilo Doctor Fish, ou melhor, peixes artificiais chamados carinhosamente de Dofi, seguem o mesmo conceito – exceto que a máquina é capaz de encontrar as moléculas poluentes das roupas a partir de uma pequena câmera e eliminá-las por meio de um movimento de sucção.

Além disso, tem o fator design, muito importante no que diz respeito a decoração e versatilidade dos objetos, que é complicado quando pensamos em máquinas de lavar enormes e pesadas que não podem ficar em qualquer lugar da casa.  Parecido com um tanque moderno e sofisticado, a lava roupas utiliza energia hidroelétrica, não necessita de tanta água quanto um modelo convencional, causa menos contaminação na natureza pela ausência de detergente, poupando o meio ambiente.

No site da Electrolux Design Lab, que procura sempre por novos talentos, Jeong explica a ideia de forma simples: “Eu pensei sobre o projeto da máquina de lavar fácil de usar e sustentável, lavando as roupas sem qualquer uso de detergente. Projetei então um aquário com peixes que comem a sujeira das roupas”.
Fonte: Hypeness