23/10/2014

Tecnologia de impressão 3D ajuda cegos a ‘sentirem’ suas lembranças

A impressão 3D é uma tecnologia razoavelmente recente, mas que já traz diversas inovações interessantes. Desde a manufatura de órgãos e ossos customizados, que ajudam em tratamentos difíceis, até a impressão de maquiagem e gesso, a técnica de criar objetos 3D personalizados mostra que veio para mudar a nossa percepção. No entanto ainda há muito que pode ser feito, e muito ainda a ser descoberto.
Nem sempre isso significa ser disruptivo em termos de técnicas, mas sim investir mais em aplicações práticas. É o que mostra essa incrível campanha, feita pela agência espanhola Lola para a empresa de impressão Pirate 3D.
No projeto “Touchable Memories”, eles convidaram voluntários a terem uma experiência tátil de suas lembranças, transformando fotografias antigas e até cenários e capas de álbuns musicais em versões 3D, ajudando quem não pode ver com os olhos a se lembrar e sentir essas memórias com os dedos.
Daniela, uma das voluntárias, foi a que mais emocionou, explicam Fred Bosch, Giba Barros e Martin Feijoó, que lideraram a execução do projeto. “Ela escolheu uma memória que não apenas a levou de volta à sua infância e ao feriado que ela passou esquiando com a sua família, mas também a fez lembrar de detalhes, como o gorro que ela estava usando e a grossa camada de neve debaixo dos seus sapatos”, conta Fred.

Fonte: Brainstorm9