11/08/2014

Presença nas redes sociais amplia confiança de consumidores em marcas

Após o surgimento das redes sociais as empresas descobriram um novo nicho de mercado para ações de marketing. O que não se esperava é que após esses anos, os consumidores fossem dar preferência para as marcas que se encontram conectadas.

Conforme o estudo “Conectando Consumidores e Marcas” divulgado pelo LinkedIn, marcas que investem na mídia social tem conquistado a confiança dos usuários. Segundo o estudo, mais da metade (63%) dos participantes se torna fiel às marcas cujo produto aprova, e 73% deles afirmam estar dispostos a pagar mais por um serviço de qualidade.

De acordo com o diretor a Agência Digital Área Local, Sandro Alencar Fernandes, possibilitando um relacionamento próximo com os clientes as redes sociais tem recebido atenção dos empresários. “Entre fevereiro de 2013 e 2014, o número de interações de usuários brasileiros no Facebook, por exemplo, aumentou 26%. Da mesma forma o número de empresas presentes nas redes teve um aumento significativo, chegando a 36% de acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil”, afirmou.

Nas pequenas empresas, esse percentual é menor: 33% possuem perfil em redes sociais. Já os estabelecimentos de porte médio e grande alcançam percentuais de 43% e 50%, respectivamente. Esse crescimento, segundo Fernandes tem motivação na busca de informações nas mídias. O estudo demonstrou que antes de efetuar a compra, um em cada três participantes tem o hábito de pedir informações sobre produtos aos contatos do LinkedIn. E 43% deles prestam mais atenção a um item se recomendado por algum membro da rede.

“Isso demonstra que, mais do que estar presente nas redes sociais, é necessário avaliar a qualidade das informações disponibilizadas, dando um retorno eficiente e rápido as solicitações e mantendo o conteúdo atualizado com frequência”.

Hoje uma série de profissionais e agências dedica seus serviços à elaboração de estratégias e conteúdos para ampliar os resultados. O estudo de posicionamentos e público alvo, além de engajar o maior número de pessoas, permite uma comunicação específica com os usuários. “Além da qualidade das pessoas interligadas, as estratégias auxiliam as empresas na coleta de informações para novas ações.