29/08/2014

O ônibus que anda por cima dos carros

As soluções para tornar a rotina na cidade menos estressante e mais dinâmica têm dado um fôlego de esperança para aqueles que acreditam numa maior qualidade de vida.
Os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment estão em vias de realizar seu grande projeto: um ônibus túnel, que passa por cima dos carros, sem atrapalhar o tráfego. Batizado de Land Air Bus, o veículo – parecido com um vagão de metrô – carrega os passageiros na parte superior e, como tem o formato de um arco, os carros podem passar tranquilamente por debaixo dele.
Recentemente foi divulgado um vídeo com detalhes do projeto, pela empresa China TBS, o que só aumentou ainda mais a expectativa. Quando o projeto surgiu, há cerca de três anos, muitos acharam a ideia utópica, mas tudo indica que ela vem ganhando forma.

Além de diminuir o trânsito nas avenidas e ruas em aproximadamente 30%, o transporte é projetado para ser ecofriendly, utilizando painéis solares e elétricos para locomoção, o que acaba poupando até 860 toneladas de combustível por ano, ou seja, acaba poupando 2.640 toneladas de CO2 de ir parar na atmosfera. A rapidez na construção do percurso também impressiona: em apenas um ano dá para entregar 40 km de via, diferente de um metrô, que leva até três anos ou mais para ficar pronto. Além disso, a obra tem custo de até 10% a menos.
Com seis metros de largura e quatro metros de altura, divididos em quatro vagões, o ônibus chega a uma velocidade de 60 km/h, mas viaja, em média, a 40 km/h e comporta até 1.200 pessoas. Seu tamanho faz com que ele ocupe duas pistas, e carros de até dois metros de altura podem passar por baixo.
O boato é que haverá a construção de 186 km de trilhos no distrito de Mentougou, em Pequim, no final de 2015. Só nos resta esperar pra ver a mágica acontecer.