28/08/2014

O software anti-cyberbullying


A estudante norte-americana Trisha Prabh, de apenas 14 anos, aposta que os problemas às vez têm soluções muitos simples, e foi baseando-se nisso que criou o Rethink, um software para reduzir o cyberbullying.
O cyberbullying é uma preocupação constante na vida de adolescentes, que passam horas a fio conectados. As iniciativas contra essa prática, no entanto, estão quase sempre relacionadas ao bloqueio de conteúdo, o que nem sempre é eficiente. A garota optou, então, por usar a psicologia para tentar contornar a situação, não bloqueando mensagens, mas evitando que elas sejam postadas.
Sabendo que a área do cérebro responsável pela tomada de decisões só é formada completamente aos 25 anos, Trisha desenvolveu um software que faz um questionamento antes que o adolescente poste qualquer tipo de conteúdo na web: “Esta mensagem pode ser ofensiva. Você gostaria de revisar e repensar antes de postar?”.

Com essa simples pergunta, Trisha conseguiu reduzir a quantidade de mensagens ofensivas em 93% dentro de um teste realizado com colegas de sua escola – afinal, isto os fez pensarem duas vezes antes de postar algo. Agora, quer possibilitar que o software seja implementado em redes sociais e sites. Residente de Naperville, no estado de Illinois, a menina sonha em trabalhar com neurociência e já deu seu primeiro grande passo em direção a isso. O Rethink foi um dos 15 projetos escolhidos pela Feira de Ciências do Google (clique aqui para conhecer os demais projetos finalistas).
Fonte: Hypeness