28/07/2014

The Imitation Game

Alan Turing, nascido em 23 de Junho de 1912,  foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.
Ele também foi o pioneiro na área de inteligência artificial e ciência da computação, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos.
O cinema sempre ajudou a contar histórias envolventes e reais (como a da birmanesa Aung San Suu Kyi, Nelson Mandela, e assim por diante), desta vez pegou a história de Turing.
Neste longa-metragem chamado The Imitation Game, dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, concentra-se nos anos em que Turing participou da criação de máquinas que decodificavam as mensagens criptografadas trocadas entre os membros do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. O sucesso da iniciativa, capitaneada por um time de especialistas, ajudou os aliados a vencerem batalhas cruciais, e especialistas militares especulam que o trabalho de Turing ajudou a acabar com a Guerra um ou dois anos antes do previsto.
O filme conta com Benedict Cumberbatch no papel de Alan Turing e Keira Knightley como Joan Clarke, colega de Turing na equipe que trabalhou na quebra da criptografia alemã.
Confira o trailer abaixo: